Ilhéus FM inova entrevistando deficiente auditivo com interpretação simultânea em libras

10/11/2017 | Autor: O Tabuleiro | Visitas: 14

O programa Enfoque foi ao ar pela primeira vez na Ilhéus FM no dia 2 de setembro e desde então as radialistas Lívia Carvalho e Luciana Carvalho têm debatido temas relevantes para a comunidade ilheense.

 

Na tarde desta quinta-feira, 9, as irmãs gêmeas entrevistaram o presidente da Associação de surdos, Uelington Oliveira e Lucília Lopes, professora e intérprete de libras.

 

O programa abordou a situação dos surdos na sociedade, a falta de oportunidades no mercado de trabalho, a Língua Brasileira de Sinais, além de um assunto bastante polêmico: o tema da prova do Enem.

 

"Uelington é surdo e decidimos assumir o desafio de entrevistá-lo ao vivo, através do auxílio de Lucília, que além de abordar com bastante conhecimento o tema em questão (Deficiência auditiva), foi uma brilhante intermediadora, traduzindo nossas perguntas para que Uelington pudesse responder em libras, e sua resposta foi transmitida para nossos ouvintes através da professora. Enquanto isso, nossos ouvintes que acompanharam a live pelo Facebook, puderam visualizar todo o processo", explica Lívia.

 

Para Luciana foi uma experiência inovadora e maravilhosa. "Participar desse momento e poder dar ao Uellington a oportunidade de poder se expressar, através de sua língua me faz pensar que estou no rumo certo. A comunicação tem o poder de transformar o cidadão, e assim será feito, sempre que eu puder", destaca a radialista.

 

O programa Enfoque vai ao ar de segunda à sexta das 16 h às 17h.


Postado por: Ediomário

Www.otabuleiro.com.br

Autor: O Tabuleiro

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.



Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 3258-1261 / 9981
Design: Catu Informática