Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9 MHZ, presente no 3º Congresso Estadual da ABRAÇO-BA

07/09/2017 | Autor: Cristina Almeida | Visitas: 127

Nos últimos dias 01 e 02 de Setembro de 2017, no auditório do espaço Kolograma Gril, na Rua Castro Alves nº 1643, em Feira de Santana-BA, foi realizado pela Associação Brasileiro de Radiodifusão Comunitária-ABRAÇO-BA, o 3º Congresso Estadual das Rádios Comunitárias da Bahia,  o qual teve inicio na noite do dia 01/09, com o objetivo de discutir a Democratização da Comunicação e a Escolha da nova Diretoria da ABRAÇO-BA, para o triênio 2018-2020.

 

Durante os dois dias, o evento contou a presença e participação de cerca de 73 Rádios Comunitárias, entre elas, a Baixa Grande FM 87,9 MHZ, representada pela Diretora Secretaria Noilza Cristina (Cristina Almeida) e também cerca de 208 comunicadores/as e radialistas de toda região da Bahia.

O 3º Congresso Estadual da ABRAÇO-BA, contou também com a presença e participação do Presidente da Associação Baiana dos Cronistas Desportivos-ABCD, Srº. Marcio Martins, que falou das novas políticas da entidade em relação ao credenciamento para cobertura e acesso aos Clubes de Futebol; representante do Tribunal de Contas do Estado-TCE-BA, Srº. Paulo Figueiredo, que falou da importância da participação da população junto à instituição na fiscalização dos recursos públicos; do presidente da ABRAÇO Nacional, Srº. Ronaldo, que frisou da importância das Rádios Comunitárias no processo de democratização da comunicação, as Rádios Comunitárias como um espaço de agregração das diversas culturas locais do país; do representante da Agência Nacional de Telecomunicação-ANATEL, Srº. Hermano Barros, que ressaltou o papel da ANATEL, no âmbito das Rádios Comunitárias; representante do Mistério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação-MCTIC, Srº. Samir, que falou a importância do evento para que os/as radiofusores/as se aproximem do Ministério e assim também conhecer a realidade de perto; do Diretor Presidente da Rádio Comunitária Esperança FM de Ruy Barbosa-BA, Srº Edinaldo Gonçalves, o qual falou sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civis e a Lei 13.019 de 31 de Julho de 2014, Lei criada junto as forças das organizações civis. Entre estes, estiveram presentes autoridades políticas como os Deputados Robson Almeida e Zé Neto do PT, Carlos Geilson do PSB, Lino representante do mandato da Deputada Neusa Cadore, Cleber militante das Rádios Comunitárias e Edmundo Filho representante do Governo do Estado da BA.

Foi feita a escolha da Nova Diretoria da ABRAÇO-BA, para o triênio de 2018-2020, ficando com Diretor Presidente Srº Jairo Bispo, da cidade de Água Fria-BA, assim como Sandro Lima da cidade de Ruy Barbosa-BA, Rogério Brito da Cidade de Anguera-BA, entre outras pessoas das diversas regiões do estado da Bahia.

Ao final do evento o Diretor Presidente, Srº Jairo Bispo, convocou a todas as Rádios Comunitárias presentes para que possam participarem da Audiência Pública, que acontecerá no dia 28 de Setembro,  em Brasilha-DF, unindo as forças para a Democratização da Comunicação.

Também foi feito um convite por um dos congressistas para que as Rádios Comunitárias possam se organizar e participar do Fórum Social Mundial que acontecerá de 13 a 17 de Março de 2018, em Salvador-BA, com o tema: Resistir é Criar, Resistir é Transformar.

O 3º Congresso Estadual da ABRAÇO-BA, foi um espaço de enriquecimento, fortalecimento, crescimento, integração, cooperação, colaboração, participação e luta em busca de melhorias entre todas as Rádios Comunitárias.


Postado por: Ediomário

Www.baixagrandefm.com.br

Autor: Cristina Almeida

No ar das 5:30 às 22h de Dom. a Dom.



Entidade Mantenedora: Associação Beneficiente e Cultural Comunitária de Baixa Grande
Rua do CTL, 10 - Bairro Bela Vista - Baixa Grande - Ba
Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9
Tel.: (74) 3258-1261 / 9981
Design: Catu Informática